Caminhando e Cantando

Musicais são uma das minhas grandes paixões. Não sei bem quando essa admiração começou, só sei que eles me emocionam. A expressão dos sentimentos através da música é muito mais forte do que com meras palavras, e eu não consigo entender como algumas pessoas os consideram bobos e entediantes. Como pode alguém não se emocionar com Julie Andrews correndo pelos campos em Noviça Rebelde ou não querer dançar com John Travolta em Grease?

Estive em Nova York no ano passado para comemorar os meus 18 anos de vida, e a emoção que senti quando entrei pela primeira vez em um teatro da Broadway foi inexplicável. Depois de tantos anos assistindo à filmes no meu quarto em Porto Alegre, finalmente entrar naquele verdadeiro santuário do mundo do teatro foi incrível.

Acredito que a relação de cada pessoa com os musicais, e qualquer arte na verdade, é algo muito íntimo e individual, muitas vezes estranha aos olhos de pessoas de fora. Apesar disso, estou aqui hoje com o objetivo de tentar passar um pouco dessa minha paixão para vocês, apresentar o mundo dos musicais para aqueles que não o conhecem e, quem sabe, dividir essa paixão.

Inicialmente, queria fazer uma lista dos meus 5 musicais favoritos, mas falhei tristemente e acabei com 10. Vamos começar então!

10. THE ROCKY HORROR PICTURE SHOW. Começando com o mais estranho. Esse não é um musical pra todos, eu admito. O filme começa com Brad e Janet, um casal apaixonado que se perde na estrada e acaba encontrando o castelo do Dr. Frank-N-Furter, uma criatura um tanto excêntrica. O filme mistura erotismo, terror e alienígenas com músicas e danças estranhas. Classifico como um musical trash, mas que é muito divertido se não for levado tão a sério.

9. ACROSS THE UNIVERSE. O filme que traz os maiores sucesso dos Reis do yeah-yeah-yeah é bem mais  light” que o último e uma boa pedida para quem está começando a conhecer o mundo dos musicais. A história se passa na época da Guerra do Vietnã, e retrata a realidade dos EUA na época, quando a população lutava pela paz e a liberdade. O filme é muito bonito visualmente e as músicas dos Beatles dão o toque final à história.

8. MAMMA MIA. Outro musical que pegou músicas já existentes e criou um enredo em cima delas. Mamma Mia se passa na Grécia, e conta a história de Sophie, que está tentando descobrir quem é o seu pai. Ela convida três ex-namorados da sua mãe para o seu casamento, na esperança de descobrir qual deles realmente é seu pai. O filme é bem leve e alegre e os cenários são lindos, além de ter ótimas músicas como Dancing Queen e Mamma Mia, que dá nome ao filme. Ah, e claro, qualquer filme com Meryl Streep merece a nossa atenção, né?

7. GREASE. Grease é provavelmente um dos musicais mais famosos do mundo. John Travolta e Olivia Newton-John fizeram história com esse clássico que marcou uma geração. A história é bem bobinha se pararmos para pensar, é o clássico romance adolescente, mas o que faz o filme ser o que é são as músicas e as coreografias incríveis e um pouco estranhas.

6. HAIRSPRAY. Outro musical com John Travolta, quem não ama? Hairspray se passa nos EUA, nos anos 60, quando o preconceito com os negros ainda era muito forte e a divisão entre eles e os brancos era bastante explícita. A história se foca em Tracy Turnblad, uma menina gordinha que sonha em aparecer no programa de TV mais badalado da cidade e para conseguir isso deve superar o preconceito que sofre. O filme é super colorido e os figurinos são a minha parte preferida.

5. MOULIN ROUGE. Um filme bastante psicodélico eu diria. Ele se passa em Paris, no final do século XIX, e conta a história de um jovem poeta que se apaixona por uma prostituta. A história é muito louca e a mistura de músicas modernas, como The Police e Elton John, com o cenário de época super colorido e divertido, fazem um contraste super lega. Além disso, o elenco é ótimo, com Nicole Kidman e Ewan McGregor.

4. HAIR. Esse é o favorito da minha mãe. Outro filme que se passa na época da Guerra do Vietnã, Hair retrata a vida de um grupo de hippies que levam uma vida de sexo, drogas e rock & roll em Nova York. O filme já é mais antigo, mas os números musicais são incríveis e o enredo te faz rir e chorar.

3. CHICAGO. Estamos chegando aos melhores dos melhores. Chicago acompanha a história de Roxie, uma menina que sonha em ser famosa, mas acaba se envolvendo no assassinato de um homem e vai parar na prisão. Os números musicais nesse filme são sensacionais, principalmente as coreografias. Na minha opinião, a cena de Cell Block Tang (link abaixo), já vale todo o filme, além do ótimo elenco que conta com Catherine Zeta-Jones e Richard Gere.

2. OS MISERÁVEIS. Esse provavelmente todo mundo ouviu falar já que foi um dos grandes candidatos ao Oscar este ano. Quando fui ao cinema ver Os Miseráveis pela primeira vez me apaixonei de cara. A história, baseada no romance de Victor Hugo, tem seu foco principal em Jean Valjean, homem que acaba de ser libertado da prisão e decide mudar sua maneira de viver, deixando seu passado para trás. O filme é quase uma ópera, em poucos momentos os atores falavam ao invés de cantar, e a história é extremamente envolvente e emocionante com um dos finais mais incríveis que eu já vi, do tipo que te faz querer levantar e aplaudir na sala do cinema.

1. RENT. O grande vencedor! É um filme pouco conhecido, mas me ganhou de cara. A história de passa em Nova York no final dos anos 80, quando um surto de AIDS estava rolando. O filme retrata a realidade da época através de um grupo de jovens que lidam com problemas financeiros, doenças e a necessidade de se descobrir na cidade grande. É o tipo do filme que conta histórias reais, humanas, e, ao meu ver, nada pode ser mais emocionante do que isso.

“Broadway is the air that I breathe” – Lea Michele

por Luísa Dal Mas

Luísa Dal Mas

Jornalista, criativa, estressada, meio louca e apaixonada por moda e história. Tentando colocar um pouco de pó mágico nas coisas do dia a dia.

0 Comments

  1. Responder

    Lisete

    6 de maio de 2013

    Adorei Lulu, muito bom. Também gosto muito de musicais, puxou a mamãe, hehe. Bj.

  2. Responder

    Amanda Moraes

    6 de maio de 2013

    Parabéns pelo blog, Luísa, sucesso!
    By the way, Grease é o meu preferido…

  3. Responder

    Denise

    7 de maio de 2013

    Muito bom………gosto de todos!!!!!!!

  4. Responder

    Sinara Pereira

    11 de maio de 2013

    Luisa com S!!! Se eu estou orgulhosa, imagino minha amiga e colega de scarpin Lisete!!!
    Parabéns pelo blog.
    Adorei os temas. Sonhar, sempre.
    Dá para inserir uma dicas de viagens dentro dos 3 temas, acho que vai ficar legal…
    Musicais, adoro! Meus favoritos são Hair, Mamma Mia e Grease. A Broadway me aguarda…
    Aliás, sou movida a música. Adoro escutar, cantar e dançar, lava a alma…
    Super beijo e parabéns.
    Sinara

Deixe uma resposta