Para sempre fashionista

Advanced_Style_1_1279_719_85

Advanced Style é a representação de moda e estilo no melhor sentido das palavras. O documentário, inspirado no blog homônimo, nos apresenta algumas das mulheres mais elegantes e bem vestidas de Nova York, mas que estão longe dos seus vinte e poucos anos.

Ari Seth Cohen criou seu blog de street style em 2008, com a proposta de fotografar mulheres acima dos 60 e que transbordam estilo nas ruas da Big Apple e outras grandes cidades.

Acho que o uso de “e” e não “mas” na frase anterior resume bem a ideia do blog de Ari, que já virou livro e agora documentário. Ele queria mostrar que essas mulheres podem e devem ser reconhecidas pelo mercado da moda como referências, como inspiração e como verdadeiras it girls, tão relevantes como as jovens Alexa Chung ou Kylie Jenner.

O doc, que está disponível no Netflix, acompanha o dia a dia de sete mulheres entre 62 e 95 anos. O que eu achei mais incrível foi ver como essas mulheres que já viveram tanta coisa continuam se divertindo com a moda, sem se preocupar com o que os outros pensam. Todas elas apostam em looks extravagantes, acessórios enormes e chapéus combinando com os vestidos. Uma das senhoras até fabrica os próprios cílios postiços laranja, para combinar com o cabelo.

AS 1

AS 2

E não é só nas roupas que elas mostram atitude. Todas elas são muito ativas, comandam brechós, dão aula de arte, trabalham como modelo. Eu diria que a vida delas pareceu muito mais empolgante e movimentada do que a minha.

Acho que esse filme traz uma mensagem muito legal, não só sobre o mercado da moda e da beleza, que muitas vezes ignora o público mais velho, mas também sobre a visão geral que a sociedade tem da terceira idade. Ari e essas sete mulheres provam que idade nada mais é do que um número, que não define uma pessoa.

AS 3

AS 4

assinatura

18 de agosto de 2015

Luísa Dal Mas

Jornalista, criativa, estressada, meio louca e apaixonada por moda e história. Tentando colocar um pouco de pó mágico nas coisas do dia a dia.

Deixe uma resposta