A cor do ano: e daí?

Essa semana a Pantone anunciou que o Rosa Quartz é a cor da primavera 2016 e todos os sites de moda do mundo deram a notícia. Mas o que isso quer dizer?

croqui

Acho que muita gente já ouviu falar da Pantone, uma empresa americana que criou o Pantone Color Matching System, um sistema de padronização de cores que facilita o trabalho de designers e produtores de diversas indústrias que buscam um cor específica para um produto. Com esse sistema, eu posso pedir um produto com uma cor X e ter certeza que a empresa que for produzi-lo irá usar exatamente a cor que eu quero.

Sendo a principal referência mundial quando o assunto é cor, a Pantone resolveu entrar no indústria da moda e todo ano eles lançam o Fashion Color Report. Esse relatório, que sai duas vezes por ano, lista as dez cores que irão ditar a moda da próxima estação. A equipe da Pantone se reúne com alguns dos principais profissionais do design e durante dois dias discutem quais as opções para o ano.

“Color has always been an integral part of how a culture expresses the attitudes and emotions of the times.”

boneca

As cores definidas para o relatório refletem a cultura atual e o que já está rolando no mundo da moda, design e beleza. Das dez cores, sempre é apontada uma cor como a cor do ano, aquela que representa toda a paleta da estação.

Como eu falei lá no início, a cor da primavera 2016 será Rosa Quartz. Segundo a diretora executiva da empresa, Leatrice Eiseman, as cores dessa temporada nos transportam para um lugar feliz, onde nos sentimos livres para expressar a versão mais ousada de nós mesmos.

A paleta é composta por cores mais leves, inspiradas pelo desejo de se desconectar das tecnologias, buscando a calma. São cores mais primárias e naturais, que nos fazem relaxar.

cores
Faz sentido que o Rosa Quartz tenha sido escolhido para representar essa seleção de cores, pois esse tom de rosa bebê reflete tranquilidade e uma certa inocência.

“Como um pôr do sol sereno, uma bochecha rosada ou um buquê de flores, Rosa Quartz nos lembra da importância de apreciar o ambiente em que vivemos durante os meses movimentados, porém leves, da primavera e do verão”

Além de tudo isso, seguindo um pouco do que eu falei no post sobre moda genderless, a Pantone declarou que esse último relatório tentou seguir uma paleta de cores unisex, aplicáveis para qualquer gênero.

rosa 1

rosa 2

assinatura

13 de setembro de 2015
20 de setembro de 2015

Luísa Dal Mas

Jornalista, criativa, estressada, meio louca e apaixonada por moda e história. Tentando colocar um pouco de pó mágico nas coisas do dia a dia.

Deixe uma resposta