O mundo mágico do Instagram

No último mês rolaram muitas discussões sobre o papel das redes sociais na nossa vida, sobre como somos escravos delas, etc. Eu ainda acho que o Facebook, Twitter, Instagram, Snapchat ou qualquer coisa que seja são plataformas incríveis e que oferecem infinitas oportunidades, cabe a nós usarmos elas da melhor maneira possível e usufruir do todo seu potencial.

Já defendi aqui no blog várias vezes a ideia de que arte está em qualquer lugar, dos museus às roupas que usamos e também, por que não, dentro das redes sociais. De uns tempos pra cá eu comecei a usar muito mais o Instagram e descobri muito conteúdo legal feito por fotógrafos incríveis, mas que talvez nunca teriam um grande reconhecimento se não fosse pela Internet.

Rolando pelo meu feed (que é infinito, sigo pessoas demais) eu percebi que existe uma padrão estético característico do Instagram que percorre várias contas que eu sigo.

A Curalate é uma empresa especializada em produção de imagens para marcas, principalmente dentro de plataformas sociais, e eles fizeram uma pesquisa para identificar o tipo de imagem que se destaca mais dentro do Instagram. Segundo a pesquisa deles, fotos mais claras, com bastante luz e brancos ganham 24% mais likes do que fotos escuras e com mais sombras. Em relação às cores, as fotos mais populares normalmente têm uma cor dominante e a saturação mais baixa, com tons não tão vibrantes.

Eu percebi que os resultados dessa pesquisa são literalmente o que eu procuro em fotos dentro do Instagram: fotos com muito branco, mais limpas e sem muitos elementos, com tons opacos. É engraçado porque essa preferência é bem específica para o Instagram, tanto que as fotos que eu posto aqui no blog normalmente são mais vibrantes e quando faço fotos para minhas cadeiras de fotojornalismo também costumo buscar outros estilos.

Acho que de alguma maneira a comunidade de usuários do Instagram construiu um senso estético para a plataforma e que agora é sinônimo de sucesso, inclusive muitas marcas estão buscando usar essas características para atrair o público.

Dito isso, achei que seria legal citar algumas dos perfis que eu gosto bastante. Eu vejo o Instagram muito mais como uma fonte de inspiração e uma plataforma de expressão do que uma rede social e acho isso incrível, por isso quero compartilhar meu amor por ele com o mundo <3

xuzzi

Como ele coloca na descrição do perfil, esse é o Mr. Pink. Todas as fotos que ele posta tem o rosa como cor predominante e maioria delas é bem minimalista e clean, puro amor. (@xuzzi)

carly

A Carly Cristman é uma youtuber americana, trabalha com moda e está lançando a sua primeira coleção de roupas esse ano. O estilo dela é super clean, ela usa muitas cores neutras e essa vibe se transfere pras fotos dela que são todas meio cinzas e com bastante contraste. (@carlycristman)

facades

Esse perfil eu descobri faz pouco tempo e achei muito genial. Ele é todo dedicado a fachadas de prédios pelo mundo e olhando as fotos todas no feed parece que as janelas, sacadas e detalhes da arquitetura foram uma padrão, quase uma estampa. (@worldfacades)

ting

Para amantes de café esse perfil é o sonho. O James Ting é arquiteto e todas as fotos dele são tiradas de cima com um copo de café e alguns outros elementos ao redor da imagem. Eu não sei o que é, mas essa simplicidade e repetição nas imagens me deixa muito feliz. (@jting26)

Esse estilo de foto tirada em um ângulo de 90º é um dos estilos que eu mais gosto de ver e postar no Instagram. São as fotografias estilo flat lay, que sempre são capturadas com a câmera apontada diretamente pra baixo, normalmente focando em uma mesa, cama ou até no chão e destacando alguns objetos.

moraes

Sim, temos brasileiros aqui <3 Saindo um pouco dos neutros, esse perfil de um fotógrafo de São Paulo trabalha com cores mais vibrantes e imagens minimalistas. As minhas preferidas são de paredes e muros texturizados e coloridos, com o detalhe de uma pessoa no cato que fica quase camuflada no cenário. (@dmoraes)

 

juli

Como eu falei, eu adoro flat lay e esse perfil é um exemplo perfeito de tudo que me faz feliz dentro do Instagram: muito branco, detalhes de roupas, coisinhas espalhadas na cama e cores neutras. (@julinfinity_)

betina

Esse é um perfil de viagem, a Betina Neves é uma das autoras do blog Carpe Diem e no perfil ela sempre compartilha imagens lindas das viagens que ela faz por aí, ótimo pra despertar a vontade (e um pouco de inveja). (@betina.neves)

kiks

Percebe-se que o minimalismo é um padrão nas minhas escolhas. As cores mega vibrantes com certeza são o destaque desse perfil, mas acho que o minimalismo das imagens é o que faz as fotos se destacarem ainda mais. (@kiks_way)

assinatura

17 de novembro de 2015
22 de novembro de 2015

Luísa Dal Mas

Jornalista, criativa, estressada, meio louca e apaixonada por moda e história. Tentando colocar um pouco de pó mágico nas coisas do dia a dia.

Deixe uma resposta