Pó Mágico On Film – A Incrível História de Adaline

032

Acho que todo mundo entende que o figurino é uma peça importante para a montagem de qualquer filme. Mas é em produções como A Incrível História de Adaline que podemos ver claramente o papel que as roupas cumprem em uma narrativa.

A história de Adaline Bowman, interpretada por Blake Lively, começa em 1937, quando a jovem de 29 anos sofre um estranho acidente de carro na noite de Ano Novo. Uma descarga elétrica no carro onda ela estava faz com que ela nunca mais envelheça. Adaline precisa se adaptar a essa nova realidade e acaba passando o resto da sua vida fugindo e se escondendo atrás de personalidades falsas para que ninguém descubra seu segredo.

A linha do tempo do filme começa nos anos 20 e segue até os dias de hoje, portanto temos uma personagem que viveu durante quase 100 anos de história da moda. Nesse cenário, o figurino de Adaline torna-se uma peça chave, pois ele ajuda a contar essa história, ajuda a entender essa menina que na verdade já é uma senhora.

The-Age-of-Adaline-fashion-31

O responsável pelo figurino foi Angus Strathie, designer que já faturou um Oscar pelo figurino de Moulin Rouge em 2001. Para Strathie, o figurino constrói personagens e conta histórias e é exatamente isso que acontece nesse filme.

Logo de cara dá pra perceber que Adaline é uma mulher simples e reservada, afinal ela cresceu nos anos 20. Apesar de ter vivido durante tantas décadas, essas características permanecem intactas e sua personalidade conservadora se traduz nas roupas. O estilo vintage é constante em todos os momentos da história, principalmente nas cenas que se passam atualmente. Silhuetas clássicas, tons pasteis e terrosos, e penteados delicados constroem o visual da personagem.

Strathie explica que, como Adaline passou a maior parte da sua vida se escondendo do mundo, seu guarda-roupa não poderia ser muito extravagante. Por isso, optou por peças clássicas que se adaptam à época em que ela está inserida, mas que ainda trazem referências dos anos 20 e 30. Os casacos e saias poderiam fazer parte de uma coleção vintage de alguma loja ou serem apenas peças antigas que estão no armário da personagem há anos.

adaline 2

Em uma das cenas mais legais do filme, Adaline está em uma festa de Ano Novo em 2015 que acontece em um hotel antigo. Ela usa um vestido vermelho lindo, de veludo e com uma abertura nas costas. Andando pelo corredor ela vê uma fotografia na parede tirada em uma festa de Ano Novo nos anos 30, antes do seu acidente, e ela está na foto. Quando a câmera se aproxima da fotografia, vemos que ela está usando o mesmo vestido. Acho que essa cena é um dos melhores exemplos de como é possível contar uma história apenas com o figurino.

Blake-Lively-red-velvet-dress-party-Age-of-Adaline

Adaline-1945

Esse vestido, assim como o várias outras peças que aparecem durante o filme, foi criado pela Gucci especialmente para o filme. Lively é o rosto das novas campanhas da Gucci e ela acabou trabalhando diretamente com eles durante a produção do filme para incorporar peças da maison na narrativa.

aoa-02

assinatura

22 de novembro de 2015
29 de novembro de 2015

Luísa Dal Mas

Jornalista, criativa, estressada, meio louca e apaixonada por moda e história. Tentando colocar um pouco de pó mágico nas coisas do dia a dia.

Deixe uma resposta