Minha biblioteca de modices

foto 1

foto 2

Eu tenho um vício e ele se chama livros de moda. Não posso botar o pé dentro de uma livraria que já quero ir na seção de moda pra ver que livros novos tem por ali e babar por aqueles que eu já vi várias vezes mas ainda não comprei.

Pelo menos é um vício (relativamente) justificável, afinal eles têm muito conteúdo, além de serem lindos. Tenho vários espalhados pelo quarto, todo ano eu ganho pelo menos um de aniversário, a galera já entendeu e apoia o meu vício.

Mas né, brincadeiras à parte, eu acho que livros de moda são muito úteis e interessantes pra quem gosta de moda, principalmente do lado mais histórico que eu adoro. É importante ter uma certa bagagem se de repente você pensa em trabalhar com moda. Nessa indústria, é essencial ter referências, entender o que já foi feito para analisar e até apreciar mais as novidades.

Separei alguns dos meus preferidos aqui da minha coleção pra indicar pra vocês!

Tudo Sobre Moda: Esse monstrão de quase 600 páginas é um dos mais completos. Nele você vai encontrar praticamente tudo que possa imaginar sobre moda desde os anos 500 a.C. até os dias de hoje, com histórico das peças mais icônicas, relação de tendências ao longo das décadas e mais. Sempre que eu quero fazer algum post mais histórico aqui no blog eu dou uma consultada, como eu fiz no post sobre o terno feminino. É tipo uma enciclopédia da moda, bom pra ter por perto sempre que precisar consultar alguma coisa.

Ícones da Moda Feminina: Esse também é um livro super completo, mas diferente do primeiro, ele foca só na moda feminina, falando sobre cada uma das peças mais importantes dentro desse leque. Ele é dividido em casacos, saias, vestidos, acessórios, etc. As fotografias são lindas e de quebra ele fica bem lindo na sua estante.

Cronologia da Moda: Parecido com o Tudo Sobre Moda, esse livro também faz um resumão da história da moda, desde os anos 1800. Ele é organizado meio que em uma linha do tempo, dividido por épocas, com uma introdução pra cada uma destacando os principais acontecimentos do mundo da moda naquele período. A diagramação é bem legal e tem bastante conteúdo, recomendo!

Cinquenta Vestidos que Mudaram o Mundo: Exatamente como diz o título, esse livro traz algumas informações sobre os 50 vestidos mais icônicos de todos os tempos, do pretinho básico de Audrey Hepburn ao Mondrian de YSL. Também já serviu de inspiração pra post aqui do blog, o formato dele é muito legal e é bom porque não é tão gigante quanto os outros. Ainda existem outros livros desse estilo dos “50 que mudaram o mundo”, como de sapatos e bolsas.

Trinta Anos de Moda no Brasil: Chega de falar dos gringos, porque a moda brasileira é super interessante e também merece destaque. Esse livro traz uma breve história da moda no Brasil, separada por décadas. Cada capítulo começa uma contextualização da cultura no país em cada época e depois segue com uma série de fotografias de revistas, campanhas e ensaios das maiores marcas do país. Fora o conteúdo que é super interessante, o livro é lindo, com cores vibrantes e papel estilo jornal.

assinatura

2 de fevereiro de 2016

Luísa Dal Mas

Jornalista, criativa, estressada, meio louca e apaixonada por moda e história. Tentando colocar um pouco de pó mágico nas coisas do dia a dia.

Deixe uma resposta