Moda Brasileira: Ronaldo Fraga

Para nós que gostamos de moda, é fácil idolatrar os clássicos gringos, Chanel, Valentino, Prada, faz parte da nossa cultura buscar as referências de fora. Dito isso, sinto que muitas vezes nós deixamos passar todas as coisas incríveis que nascem aqui, da nossa moda brasileira. Andando pelos blogs por aí, esse destaque nem sempre acontece.

Por isso, resolvi criar uma nova série de posts aqui no UPPM totalmente dedicada à moda brasileira e aos seus artistas, começando por um dos nomes que eu mais admiro: Ronaldo Fraga.

ronaldo-fraga-24-horas

O mineiro conta que caiu na moda meio sem querer, acabou transformando todas as suas histórias, vivências e tristezas em desenhos e roupas. Ele tem um estilo de ilustração muito único que eu adoro e que se traduz muito bem para as roupas. Seus desenhos já viraram coleção da Tok&Stok e até ilustraram uma edição do clássico Mary Poppins.

livros

Esse ano comprei um dos livros de Ronaldo, “Caderno de Roupas, Memórias e Croquis”, que reúno desenhos, rabiscos, rascunhos e anotações de várias coleções passadas. Só esse “caderno de inspiração”, como ele chama, já daria uma exposição de arte, mas ver como esses desenhos se transformaram em roupas é mais incrível ainda.

moda brasileira ronaldo fraga croquis

O que eu mais gosto no trabalho do Ronaldo Fraga é que as suas coleções sempre contam uma história. No livro, ele fala que escolher o tema de pesquisa para uma coleção é como definir a narrativa de um filme, uma ópera. Ele quase sempre busca referências na cultura brasileira, no sertão, nos artistas nacionais, nas suas raízes mineiras. Ele dialoga muito bem com a nossa cultura e transforma essas referências em peças lindas.

“Só tem uma coisa que me move, que se eu não fosse estilista eu continuaria a perseguir: meu amor pela cultura brasileira”, diz. “Por isso, minha cartilha sempre foi essa, fazer a moda como um vetor cultural.” – Entrevista para a Veja

Pra mim, Ronaldo Fraga é um dos melhores exemplos de que moda é sim uma forma de arte. A cada temporada ele conta uma história, que começa já nos croquis e no release sobre o desfile, até a última modelo sair da passarela.

A produção dele é pequena e tudo é produzido no Brasil. Segundo o estilista, o trabalho da marca sempre tenta estabelecer uma conexão e diminuir o espaço entre a produção artesanal e a produção industrial.

Enfim, o trabalho de Ronaldo Fraga é colorido, é brasileiro, é divertido, é lindo. Fica claro que ele dedica toda a sua atenção e criatividade a cada coleção e acho que isso deve ser reconhecido e admirado.

rio sao

rio 2

Nenhum outro rio do País desperta tanto afeto nos brasileiros quanto o rio São Francisco. Ele fez parte da minha mais remota memória de infância, quando era perguntado ao meu pai qual seria o lugar mais lindo do Brasil e ele sempre respondia: qualquer lugar às margens do São Francisco.

futebol

futeboll

Jogado em campos de terra com bolas de meia e jogadores descalços, o esporte ganha contornos exclusivamente brasileiros e se torna a primeira vitória de apropriação de um Brasil mestiço. Nasce daí, como estratégia de sobrevivência, a forma peculiar de driblar o adversário com uma ginga inspirada nas rodas de capoeira. Pronto! O futebol passou a ser brasileiro.

moda brasileira cronista

moda brasileira cronista livro

Noel Rosa foi o primeiro compositor da história da música brasileira a mostrar que tudo – paixão, sexo, miséria, política e corrupção – poderia ser convertido em música. Na obra de Noel, moças de família deram lugar a mulheres comuns, a operárias da fábrica de tecidos de Vila Isabel ou às damas dos cabarés da Lapa.

assinatura

13 de março de 2016

Luísa Dal Mas

Jornalista, criativa, estressada, meio louca e apaixonada por moda e história. Tentando colocar um pouco de pó mágico nas coisas do dia a dia.

1 Comment

  1. Responder

    Lisete

    15 de março de 2016

    Tudo muito lindo, gosto bastante do Ronaldo Fraga também!

Deixe uma resposta