Dicas de organização // Como usar sua agenda

dicas de organização agenda

Eu adoro coisas de papelaria, agendas, listas, post-its e tudo que tenha a ver com organização e planejamento. Eu cheguei ao ponto de ver vídeos no YouTube de quase 30 minutos com pessoas decorando as agendas, isso não vem ao caso. No post de hoje eu vou listar algumas das minhas dicas de organização para otimizar a sua agendinha.

Então, querido leitor, se você tem aquela agenda em casa, meio abandonada, e não sabe como usar ela da melhor maneira, esse post vai salvar a sua vida (talvez não tanto, mas tudo bem).

ORGANIZE POR CORES >>>

Esse pra mim é o melhor truque e eu faço isso há anos já. Eu gosto de usar marca texto de várias cores, mas dá pra usar canetas coloridas mesmo. A ideia é definir uma cor para cara área da sua vida. Por exemplo: rosa = faculdade, verde = trabalho, azul = vida social/coisas aleatórias. Assim, quando você olha pra cada dia e cada semana é fácil distinguir cada compromisso e facilita a organização.

dicas de organização moleskine

FAÇA LISTAS >>>

Fazer listas é a melhor coisa do mundo. Quando você tem muitas coisas pra fazer, muitos trabalhos para entregar, milhões de coisas para resolver na sua casa, é fácil esquecer algum item que talvez seja bem importante. A minha dica é sempre trabalhar com duas listas: uma diária e uma semanal.

A lista diária (obviamente) são para coisas que você precisa fazer naquele dia, e podem ser coisas meio bobas, tipo comprar pasta de dente ou imprimir um documento. São coisas pequenas, mas que precisam ser feitas. A agenda que eu uso tem um espaço específico para listas, mas isso pode ser adaptado. Caso você use uma agenda com um dia por página, pode dividir a folha em duas e usar metade dela para compromissos, e a outra metade para a listinha do dia.

dicas de organização lista diária

Já a lista semanal pode ser mais ampla, com coisas que precisam ser feitas ou que você quer terminar, mas que não têm um prazo específico, tipo atualizar seu currículo, comprar um presente. Eu gosto de fazer essa lista em um post-it e colar nas páginas da semana que eu estou ou do dia que eu estou, dependendo do layout da sua agenda. Assim você sempre visualiza aqueles tópicos e pode ir completando ao longo da semana.

dicas de organização lista da semana

ESCREVA TUDO >>>

Anote até as coisas mais idiotas na sua agenda, o livro que tem que devolver na biblioteca, a manicure do fim de semana. Pode parecer meio inútil, tenho feito isso e raramente eu esqueço alguma coisa ou perco algum prazo. É questão de criar um hábito, ao longo do tempo vai ser natural e tudo vai parecer mais fácil e organizado.

USE A AGENDA AO MÁXIMO >>>

Criatividade é chave na hora de organizar a sua vida. Se você tem algum papel importante, um cartão que precisa guardar, uma boa ideia é prender na página da semana com um clip, assim ele fica ali guardado e fica fácil de acessar.

Caso você tenha uma agenda igual a minha, nesse estilo fichário com anéis metálicos, a grande vantagem é que é possível adicionar páginas e personalizar a agenda.

Por exemplo: eu transformei uma das abas que seria para endereços em uma sessão de organização do blog. Eu criei essas páginas no Photoshop mesmo (não sou designer, tá) e imprimi no tamanho das outras páginas, assim eu posso controlar os posts que eu tenho planejado para o blog. Isso pode ser feito pra qualquer coisa, um cronograma da faculdade, um controle de alimentação, as possibilidades são infinitas, basta definir o que funciona melhor pra você.

dicas de organização blog

Esses são alguns truques que funcionam pra mim, mas acho que organização é uma coisa muito pessoal e é bom descobrir o que funciona pra você. Muita gente prefere deixar tudo digital, com calendários na nuvem, etc. Vai se aventurando aí, uma hora você vai achar um sistema que funciona melhor pra sua vida.

Minha agenda: Kikki K Cute Medium

Follow my blog with Bloglovin

assinatura

Luísa Dal Mas

Jornalista, criativa, estressada, meio louca e apaixonada por moda e história. Tentando colocar um pouco de pó mágico nas coisas do dia a dia.

Deixe uma resposta