Vetements: as cool kids da moda

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A indústria da moda é uma coisa engraçada, de tempos em tempos chega alguém que deixa todos hipnotizados e vira tudo que a gente achava que era certo de cabeça pra baixo.

Pois agora é a vez da Vetements. Sim, esse nome que todo mundo fala, que está nas páginas de todas as revistas, nas capas de todos os blogs.

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Esse coletivo de moda de Paris começou a ganhar espaço no ano passado e já se consagrou como uma das principais labels a desfilar na semana de moda francesa. A Vetements chegou como uma estratégia inovadora, que contesta a maneira como a moda tradicionalmente funciona e tem se estabelecido há anos, e por isso ganhou os corações de celebridades, imprensa, e basicamente todo mundo.

> Diga adeus às regras

Quem tem costureira na família como eu deve ter passado a vida toda ouvindo que roupa boa tem que ter corte bom, tem que ter caimento impecável. Bom, pra Demna Gvasalia, diretor criativo da marca, isso é irrelevante.

O oversized comanda as coleções da Vetements, com shapes largos e às vezes até desproporcionais, mangas que ultrapassam o comprimento do braço, golas enormes e por aí vai.

Eles deram adeus às regras tradicionais da moda, jogaram elas no lixo e criaram uma coisa genial. Sim, algumas peças podem parecer estranhas, muita gente nunca usaria, mas essa é a graça da moda. Não é só vestidos estilo new look, jaquetas perfecto. Moda é arte, arte pede inovação, provocação e Demna e companhia conseguiram suprir essa necessidade que vinha sufocando a indústria.

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> Adaptando-se às mudanças

Eu já falei por aqui sobre as mudanças no calendário das fashions weeks pelo mundo e a Vetements foi uma das primeiras marcas a se posicionar a favor das mudanças.

Já anunciaram que vão desfilar suas coleções antes das datas tradicionais das semanas de moda e que vão mesclar as coleções masculinas e femininas, já que o estilo genderless faz parte do DNA da label desde sua criação. É uma estratégia mais focada no consumo e no mercado, escolha que está se provando ser bem popular entre as grandes marcas.

> Ousadia nas escolhas

A Vetements é um coletivo de Paris e desfila da Paris Fashion Week. Chega a ser estranho imaginar essa galera de moletom gigante e casting de amigos, e não super modelos, dividindo o espaço com Chanel, Dior e Louis Vuitton. Mas foi justamente por isso que eles ganharam ainda mais visibilidade.

A escolha ousada de desfilar na semana de moda mais tradicional do mundo, onde as marcas mais luxuosas apresentam suas coleções, criou um contraste muito intenso, que chamou a atenção de todo mundo. Foi algo diferente, inesperado e, sinceramente, genial.

> Streetwear e seu fandom

A essência da moda está no streetwear, na moda de rua. Seus idealizadores frequentam a cena underground de Paris, eles entendem do assunto. E essa pegada não poderia ter vindo em melhor hora, num momento onde toda a indústria da moda vive um caso de amor pelo streetwear, pelas roupas esportivas, pelo moletom e a camiseta Adidas.

Celebridades como Rihanna e Kanye West viraram devotos da marca, andam por aí com a label estampada e frequentam seus desfiles. Vetements não se tornou apenas uma marca admirada, mas uma marca desejada, as pessoas querem usar as peças nas ruas.

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17 de abril de 2016

Luísa Dal Mas

Jornalista, criativa, estressada, meio louca e apaixonada por moda e história. Tentando colocar um pouco de pó mágico nas coisas do dia a dia.

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