Pó Mágico On Film – Wes Anderson

wes anderson moonrise

Wes Anderson é um dos diretores que mais se destaca atualmente pela estética dos seus filmes. Mesmo quem não é especialista em cinema consegue identificar o estilo do diretor e diferenciar seus filmes de outros.

O trabalho do americano ficou conhecido pelas cores vibrantes, pela fotografia impecável e pelos roteiros meio peculiares.

Tudo nos seus filmes é cuidadosamente pensado, dos cenários até, claro, as roupas. O figurino trabalha com os cenários e a trilha sonora para criar essa atmosfera tão característica dos filmes de Anderson, com uma pegada meio retrô e lúdica.

wes anderson tenenbaums

Com todo esse trabalho estético e artístico, era de se esperar que seus personagens se tornassem ícones da moda cult. A maior de todas é, com certeza, Margot Tenenbaum, de “Os Excêntricos Tenenbaums”.

Assim como a maioria dos personagens de Wes, e como o próprio nome do filme sugere, Margot é meio excêntrica. É a irmã do meio com uma atitude rebelde, que usa lápis preto super marcado, fuma escondida dentro do banheiro e que aparece sempre com um casaco de pele caramelo oversized criado pela Fendi, que inspirou inúmeras produções de fashionistas e fantasias de Halloween.

wes anderson margot

A paleta de cores neutras e as silhuetas vintage de Margot, criações da designer e figurinista Karen Patch, se tornaram referências de moda e serviram de inspiração para várias coleções de marcas renomadas como Lacoste e Gucci.

Ainda dentro da família Tenenbaum, os conjuntos de corrida vermelhos da Adidas usados por Chas e seus filhos no filme também foram fonte de inspiração para fantasias e desfiles.

wes anderson desfile

Como eu falei antes, as cores têm o papel principal nas produções de Anderson, característica que fica evidente no mais recente Grande Hotel Budapeste, onde os uniformes roxos e vibrantes dos funcionários do hotel contrastam com o cenário. Já em Moonrise Kingdom, os tons pasteis dominam as cenas e os figurinos, principalmente o amarelo dos uniformes dos escoteiros e o rosa do vestido de Suzy Bishop.

wes anderson suzy bishop

wes anderson moonrise 2

wes anderson hotel budapeste

E não é por acaso que os filmes de Anderson têm essa conexão com a moda e a arte. Além das parcerias com as marcas para a criação dos figurinos, o diretor já havia trabalhado com a Prada em comerciais de perfume. Mesmo o estilo pessoal de Anderson já reflete seu interesse pela moda e sua tendência ao estilo retrô e vintage, pois sempre é visto com ternos clássicos e de cores que lembram a de seus filmes, quase como se ele próprio fosse um personagem de suas histórias.

wes anderson

assinatura

24 de abril de 2016

Luísa Dal Mas

Jornalista, criativa, estressada, meio louca e apaixonada por moda e história. Tentando colocar um pouco de pó mágico nas coisas do dia a dia.

Deixe uma resposta