Água Micelar: o que é + resenha!

micelar 1

Vocês já devem te ouvido falar da tal água micelar que chegou nas farmácias brasileiras no ano passado e deixou o pessoal do mundo da beleza bem louco.

O produto ganhou os corações de todos por ser algo diferente e novo, mas na verdade não é tão novo assim.

Como era de se esperar, a água micelar ganhou seu status de produto essencial na França, lá no início do século XX. As francesas são conhecidas pelos cuidados com a pele, quem já entrou em uma típica pharmacie francesa sabe que o que não falta são produtos para todos os tipos de cuidados, então faz todo o sentido esse produto ter se popularizado pelas bandas de lá.

> E o que essa água tem de tão especial?

O grande diferencial da água micelar é que ela ajuda a limpar e cuidar da pele ao mesmo tempo. Sua fórmula foi desenvolvida para remover as impurezas e ao mesmo tempo hidratar e cuidar da pele, eliminando a necessidade lavar o rosto novamente ou usar algum tônico.

Achei uma matéria do O Globo que explica bem como funciona essa fórmula

“Além de água, a composição pode misturar zinco e extratos botânicos. A estrela, claro, é a tecnologia micelar. Trata-se de um agregado de moléculas com características polares e apolares. Na prática, é ela a responsável por esse mecanismo de limpeza não agressivo.”

A outra grande vantagem da água micelar é que ela não contém álcool, corantes, parabenos ou sabão, o que deixa o solução bem leve e perfeita para qualquer tipo de pele, principalmente para quem tem pele sensível, já que não resseca, nem arde.

Eu nunca gostei muito de demaquilantes a base de óleo, prefiro muito mais usar algo assim pra tirar a minha maquiagem, até porque tenho a pele mais oleosa e com esse tipo de produto não existe a chance de estimular acne.

Claro que por ser um produto mais leve, não funciona tão bem como demaquilante para makes mais pesadas. Para remover máscara ou delineador a prova d’água, é melhor usar um demaquilante bifásico que vai dissolver a maquiagem.

A ideia é ser um produto de uso diário, prático e universal, que vai facilitar e reduzir a sua rotina de cuidado com a pele. Pode ser usada nos olhos, nos lábios, no pescoço, pra tirar a maquiagem ou mesmo só para limpar a pele de manhã.

> As marcas + resenhas

micelar 3

A água micelar da francesa Bioderma é a mais famosa e foi através dela que eu descobri esse produto. Eu acompanho muitas blogueiras gringas e quase todas falavam dessa marca, então quando fui fazer meu intercâmbio pra Paris em 2013 fui correndo atrás das garrafinhas vermelhas.

Não lembro mais quanto eu paguei na época, mas lembro que não foi muito, já que é um produto bem popular por lá. Comprei um kit de dois tubos de 500ml, 1 litro de alegria que durou um pouco mais de um ano se não me engano.

No ano passado ela finalmente desembarcou aqui no Brasil e em Porto Alegre estão a venda na Panvel – porém, o preço não é dos melhores e um tubo de 250ml sai por R$ 69.

Apesar do preço salgadinho, ela continua sendo incrível, faz tudo aquilo que eu falei ali em cima e eu adoro, super recomendo.

Alguns meses se passaram e outras marcas começaram a trazer suas versões da água micelar para as terras brasileiras e eu queria muito testar. A primeira que eu consegui comprar foi da L’Oreal, que eles descrevem como “solução de limpeza 5 em 1”.

micelar 2

Eu gostei muito dessa versão da L’Oreal, achei tão boa quanto a da Bioderma e a melhor parte é que é metade do preço. Comprei o meu tubo na Renner, tem 200ml e custa R$ 34,90. Na embalagem diz que dura até 100 aplicações, mas acho que pode durar até mais.

Comprei também a versão em lenços, mas esse eu não gostei muito. Não tem o mesmo efeito da versão líquida e achei que não removeu a maquiagem tão bem, parecia que o produto ficou concentrado no centro do lenço. Além disso, ele tem um perfume o que pode afetar toda a ideia de que é bom para quem tem pele sensível.

Outras marcas que oferecem água micelar no Brasil:
Avène
La Roche Posay
Vichy
Ureadin
Sephora
Bourjois

assinatura

Luísa Dal Mas

Jornalista, criativa, estressada, meio louca e apaixonada por moda e história. Tentando colocar um pouco de pó mágico nas coisas do dia a dia.

Deixe uma resposta