Moda Brasileira: Paula Raia

Continuando a nossa série sobre moda brasileira, hoje vamos falar do trabalho maravilhoso da Paula Raia!

paula raia modelos

Em um mundo dominado pelas fast fashion, pelos exageros, pelo novo e pelo agora, Paula Raia oferece uma moda poética e atemporal.

Paula é arquiteta de formação, mas já trabalha com design de moda há 14 anos e fundou a sua marca em 2010.

paula raia

Seja observando seus desfiles, ou lendo entrevistas, dá pra perceber que ela tem uma relação muito próxima com as roupas. Ela é uma das principais referências do slow fashion aqui no Brasil – se você ainda não sabe bem o que é slow fashion, entra nesse post que eu fiz há um tempo atrás e entende o que é esse movimento!

A ideia da sustentabilidade e da consciência ambiental e social na hora da produção das peças é muito presente no trabalho dela. Quase todas as suas coleções trabalham com tecidos em tons neutros, nas cores naturais do material, dispensando processos químicos de tingimento.

paula raia 2016

Além disso, a produção é bastante artesanal. Antes de toda essa revolução nos calendários das fashion weeks começar, Paula já dizia que não se prendia tanto a essas datas de lançamento e preferia dedicar o tempo que fosse necessário na produção das peças. Por isso, só desfila suas coleções das edições de verão do SPFW.

Trata-se, segundo ela, do “resgate de alguns valores e processos fundamentais e, principalmente, de dar mais impulso para o exercício criativo”.– fonte: FFW

As silhuetas são sempre muito fluidas e orgânicas. Os vestidos costumam dominar as coleções e combinados com as cores neutras, muito branco e bege, criam essa sensação de leveza e serenidade a cada temporada.

paula raia 2015

paula raia 2014

É um trabalho com um perfil que não deixa de ser muito brasileiro. É leve, é natural, tem esse contato com a natureza e essa característica despretensiosa.

Eu não conhecia o trabalho da Paula até o ano passado, mas ela logo subiu pra minha lista de designer brasileiros favoritos, principalmente por conta de toda essa filosofia por trás das produções dela. Inclusive acho que falta essa visão mais sustentável aqui no Brasil.

paula raia vogue

assinatura

Luísa Dal Mas

Jornalista, criativa, estressada, meio louca e apaixonada por moda e história. Tentando colocar um pouco de pó mágico nas coisas do dia a dia.

Deixe uma resposta