A tal da jaqueta bomber

jaqueta bomber luisa

A onda da moda esportiva que transformou o tênis e o moletom em itens indispensáveis segue firme e forte. Outra peça que caiu nas graças das fashionistas por aí foi a tal da jaqueta bomber.

Esse modelo na verdade não é nada novo. A primeira versão da jaqueta surgiu lá por 1915, durante a Primeira Guerra Mundial. Naquela época, os aviões usados na guerra não tinham uma cabine fechada, então os pilotos precisavam usar casacos os protegessem do frio e do vento. Essa versão da bomber era feita de couro e muitas vezes forrada com pele de animal, para garantir a proteção dos pilotos.

jaqueta bomber exercito

>> Detalhe: Já deu pra entender a origem do nome da jaqueta né? Os aviões eram usados para lançar bombas, daí bomber jacket.

A partir daí a jaqueta sofreu várias adaptações, como a troca do couro pelo nylon, mas o desenho segue basicamente o mesmo até hoje. Nos anos 50 ela deixou de ser apenas uniforme militar e ganhou as ruas, principalmente pelo conforto e praticidade.

A bomber acabou migrando para vários lugares diferentes e ganhando novas versões. No Reino Unido, foi uma peça importante no movimento punk, combinada com calças skinny e camisetas. Já nos EUA, o modelo foi adaptado pelas universidades mais renomadas como uma uniforme para estudantes, normalmente decorada com os símbolos das escolas (essas também eram chamadas de varsity jacket).

jaqueta bomber historia

Hoje em dia as bombers chegam às lojas de todos os jeitos, coloridas, bordadas, com patches, com lantejoulas, enfim. A graça dessa jaqueta é que ela é mega versátil. Pode ser usada de noite, com vestidos ou looks mais arrumados, ou no dia a dia, com jeans ou moletom.

Chloé, Saint Laurent, Coach e Adidas foram algumas das marcas que apostaram na jaqueta bomber nas passarelas das fashion weeks.

jaqueta bomber marcas

E como é de se esperar de uma peça com essa vibe esportiva e prática, a bomber também tomou conta das ruas, seja no street style das fashion weeks ou nos cliques de celebridades por aí.

jaqueta bomber celebridades

jaqueta bomber street style

assinatura

5 de junho de 2016

Luísa Dal Mas

Jornalista, criativa, estressada, meio louca e apaixonada por moda e história. Tentando colocar um pouco de pó mágico nas coisas do dia a dia.

1 Comment

  1. Responder

    Lisete Dal Mas

    2 de junho de 2016

    Eu quero uma bomber 🙂

Deixe uma resposta