4 documentários para assistir no Netflix

Eu adoro documentários e nos últimos meses tenho visto vários graças à maravilha que é o Netflix. Acho docs legais porque, mesmo que eles não sejam tão bons, a gente sempre acaba aprendendo alguma coisa nova.

O post de hoje vai ser uma listinha das minhas dicas de documentários mais legais que eu vi ultimamente, perfeitos pra ver nesses domingos chuvosos sem nada pra fazer!

> Going Clear: Scientology And The Prison Of Belief

Eu até já falei sobre esse aqui no blog (pra quem quiser ler mais sobre ele!), mas ele é tão bom que merece ser mencionado de novo. É um documentário sobre a igreja da Cientologia e todas as bizarrices que fazem essa religião ser uma das mais loucas desse mundo.

Eu já tinha ouvido falar da Cientologia várias vezes, mas não sabia muito sobre ela – só sabia que era a religião do Tom Cruise e outras celebridades por aí. Esse filme mostra bem as profundezas da religião e te deixa bem chocado com todas as coisas que eles pregam e acreditam.

> Iris

Se você também ama moda, vá ver Iris agora. Iris Apfel é designer, fashionista, empreendedora e basicamente destruidora. Ela é um ícone da moda, fez história com seu estilo peculiar e divertido, e não tem vergonha de se divertir com suas roupas.

Esse documentário fala um pouco da trajetória dela e a acompanha no seu dia a dia, seja indo fazer compras em brechós excêntricos de Nova York, ou só passando um tempo com seu marido. Aos 94 anos a moça tem energia e bom humor pra dar e vender e é um verdadeiro exemplo de estilo e de vida pra qualquer um. Vale a pena ver o doc pra se inspirar com essa mulher maravilhosa!

> O medo do 13

Esse doc foca na história de Nick Yarris, um homem que foi preso por um assassinato e passou 23 anos no corredor da morte em uma prisão dos Estados Unidos, até que pediu para ser executado. A base do filme é uma entrevista com o próprio Nick, que vai contando coisas sobre a sua vivência na prisão e sobre a sua vida antes de ser preso.

Eu achei incrível ver aquele homem falar sobre todas essas coisas de uma maneira tão calma, quase que com uma tranquilidade na voz. Eu sempre tive muita curiosidade sobre essas coisas de crimes, homicídios (só coisas leves) e esse doc é um prato cheio pra quem curte isso – ah, e o final é bem surpreendente!

> Matt Shepard Is a Friend of Mine

Esse não é um filme leve, já vou avisando, mas é mega importante. Ele conta a história de Matthew Shepard, um jovem gay que foi morto em 1998, vítima de um crime cruel de ódio e homofobia. Quem produziu o filme foi uma amiga de escola de Matt que decidiu mostrar quem ele era além das notícias que dominaram a mídia na época.

O filme traz vários depoimentos de familiares, amigos, colegas e até dos policiais que o encontraram na noite do ataque. É um filme bem pesado que mostra a realidade da comunidade LGBT até hoje, de pessoas que vivem em perigo constante de serem atacadas só por serem que eles são. Foi um doc que me deixou mal, fez escorrer umas lágrimas, mas que, principalmente, me fez pensar.

assinatura

Luísa Dal Mas

Jornalista, criativa, estressada, meio louca e apaixonada por moda e história. Tentando colocar um pouco de pó mágico nas coisas do dia a dia.

Deixe uma resposta